terça-feira, 13 de março de 2007

Boato ou Falta de Cultura Democrática?

Corre por aí, à boca pequena, que no concurso «Grandes Portugueses», da RTP 1, um dos 10 candidatos finalistas reúne por esta altura grande vantagem no que toca às votações parciais, sendo que se pode votar até ao dia 25 deste mês.
Também se diz (e falo de quem tem acesso privilegiado a tal tipo de informação) que, devido ao mal-estar que tal liderança folgada está a gerar na estação pública, actualmente o nome do candidato favorito do público - e o nº telefónico para a respectiva votação - não é publicitado televisivamente.

10 comentários:

AlémTejo100Lei disse...

devia haver um 24 de Abril para haver ordem no país

Edson Arantes do Nascimento disse...

Se a figura em causa é o António de Oliveira Salazar, não percebo a razão de tantos enigmas.

Que eu saiba, a «falta de cultura democrática» acabou no dia 25 de Abril de 1974. Pelo menos assim passou a estar escrito na Constituição.

Caso se confirme tal «boato», parece-me que qualquer democrata justo e consciente, seja ele português, chinês ou marroquino, deve sentir-se incomodado.

Dito isto, os dirigentes da «estação pública» comem agora o guisado que andaram a cozinhar - quem é que os mandou colocar na lista precisamente a última pessoa que lá deveria estar?

Não quiseram acicatar as massas (e as audiências)? Então agora aguentem-se.

AlémTejo100Lei disse...

Uma correcção caro Edson, a RTP não publicou nenhuma lista, mas sim os portugueses (e penso que não só), que participaram na 1ª fase do programa na qual enviaram um sms a sugerir um nome. Podias lá estar tu ou eu se fosse a vontade dos participantes. Provavelmente os movimentos de (extrema) direita "estoiraram" com o saldo dos telemóveis

Hugo Rocha Pereira disse...

O que este episódio, a ser verdadeiro, demonstra, mais uma vez, é que a cultura democrática não se instala por decreto - e basta ver, por exemplo, o panorama autárquico nacional para o confirmar.
Por outro lado, neste concurso não está em causa qualquer votação para o "Maior Democrata Português". Se assim fosse, também não podiam figurar entre os candidatos vultos como D. Afonso Henriques, Marquês de Pombal ou Cunhal, que ganharia de caras a eleição de maior comunista português.
Como o pixacomxis observou, os nomes que figuram entre os 10 finalistas foram os mais votados, numa 1ª fase aberta de nomeações, de uma lista tão democrática que até incluía um actor dos "Morangos Com Açucar".
Se uma das coisas que se criticava - e muitíssimo bem! - no anterior regime era que as votações eram viciadas à partida, isto não é um sinal de progresso...

Rhodes disse...

Ora bem, já tinha saudades de uma posta da reacção! ;-)

Agora a sério: Ou o concurso é igual para todos, ou se os dados estão viciados isto é (mais) uma palhaçada cá do burgo!

Não que eu concorde com a presença dessa merda no meio de verdadeiros grandes portugueses, mas visto que existem vários portugueses com uma opinião contrária, vamos ser sérios a fazer as coisas.

Vamos lá a respeitar a opinião de todos, se não for assim o 25/04/1974 foi apenas mais um dia...

Hugo Rocha Pereira disse...

Vigilant, concordo na generalidade com as tuas observações.
E até encaro como naturais as reacções extremadas relativamente às 2 figuras da nossa História mais recente que estão a concurso -e que te levam a identificar "merda no meio de verdadeiros grandes portugueses". Os nossos antepassados também teriam opiniões rasgadinhas sobre os seus contemporâneos mais destacados. Temos é de admitir que aquilo que é merda para uns possa ser ouro para outros - e vice-versa.

Rhodes disse...

Tu dizes o seguinte- "Temos é de admitir que aquilo que é merda para uns possa ser ouro para outros - e vice-versa."

Eu tinha dito- "(...)mas visto que existem vários portugueses com uma opinião contrária, vamos ser sérios a fazer as coisas."

Ao que eu agora pergunto- Será que o meu comentário foi lido na diagonal ou o meu querido amigo gosta mesmo é de desconversar?

Deixa estar, eu sei a resposta... ;-)

Hugo Rocha Pereira disse...

A minha observação não era dirigida a ti em específico.
Até comecei por dizer que concordava na generalidade com a tua posição.

Anónimo disse...

E em mim, ninguém votou?

Claricinha disse...

Actualmente parece que está a moda gostar do Salazar pelo menos para a nossa geração... ouço em conversas de café ou de bar referências demasiado positivas em relação à forma de governar deste senhor...e de repente ele é votado como o maior dos portugueses, eu fico chocada, transtornada até! é muito "bem" dizer que ele fez muito pelo nosso país e que impediu a nossa entrada na guerra e bla bla bla, mas gostava de ver o "bem" que era se esta conversa não pudesse acontecer...enfim, nao sei o que dizer mais, desiludo-me com a nossa geração e com os extremismos. Posto isto, e viva a coerência, nao posso concordar com a censura que a rtp está a fazer, já tou como diz o endson arantes do nasciemnto: queria nao queriam? agora aguentem-se!